Os resultados de um concurso para propor uma cobertura sobre a Arena di Verona, Itália, foi anunciado. Três vencedores foram escolhidos de um total de oitenta e sete propostas para cobrir o famoso anfiteatro, um símbolo definidor da cidade de Verona. O concurso foi anunciado em março de 2016 para proteger o monumento romano dos elementos e garantir que ele continue a oferecer entretenimento de qualidade aos espectadores, dois mil anos após sua construção.
A empresa alemã GMP Architekten venceu a competição, com um anel perimetral apoiado nas paredes exteriores do anfiteatro. O anel armazena 12.000 metros quadrados de tecidos dobrados dispostos em cabos, implantado em todo a cobertura. O anel perimetral corresponde à forma elíptica do anfiteatro, oferecendo uma adição elegante, medida, contudo incontestavelmente contemporânea ao símbolo do patrimônio cultural.
O segundo lugar foi concedido a Vincenzo Latina Architetti, que também propôs um anel estrutural ao longo do perímetro do anfiteatro. Cabos de metal verticais sobre o centro da arena permitem que a cobertura seja fechada em segmentos infláveis. No exterior, o perfil do teto interage discretamente com o do auditório, enquanto uma presença mais pesada é sentida no interior devido aos cabos fixos permanentes.
Roberto Ventura recebeu o terceiro lugar, com colunas exteriores delgadas que suportam um anel central sobre a arena. O sistema proposto não interage com a estrutura existente, atingindo um tom consistente e formal. A cobertura é constituída por chapas apoiadas por cabos do anel central, inspirando-se nas copas dos anfiteatros romanos.
A Arena é uma realidade histórica e arquitetônica única de seu tipo no mundo. O objetivo deste concurso é garantir ainda mais a protecção e a preservação da estrutura antiga, melhorando também a sua satisfação como um local de entretenimento. - Flavio Tosi, Prefeito de Verona
Notícia via: Comune di Verona.